Oi, eu sou Alexandra

Como escritora e mentora de escritores, ajudo os autores de ficção e não-ficção a finalizarem seus rascunhos e a escreverem histórias que funcionem. 

O que me qualifica para ajudá-lo a escrever seu livro?

Publico no mercado editorial brasileiro há 30 anos. (Sim, tenho 50!)

Além disso, passei por todas as “cadeiras” da cadeia editorial, como leitora, escritora, editora, revisora, publisher, livreira e professora de escrita criativa, título este, conquistado a partir de minha formação acadêmica em Letras, mais especificamente em Língua Portuguesa e da complementação em Psicanálise, o que me fez entender muito de autores, enredos e personagens.

 

Em poucas palavras, isso significa:

Formação

Como escritora experiente, conheço as técnicas para ajudar os escritores a melhorarem seu trabalho — estejam eles apenas começando ou terminando um rascunho.

Avaliação

Como editora, sei exatamente como dar feedback aos escritores de forma clara, construtiva e compassiva para ajudá-los na lapidação de seus textos.

Percepção

Como professora de literatura e escrita criativa, entendo das histórias que funcionam e do que é preciso para escrever um livro que os leitores vão adorar.

como posso ajudá-lo?

Depende do que você precisa

mentoria

“Quero que alguém me mantenha no caminho certo e me dê feedback, orientação e apoio contínuos enquanto eu terminar o meu rascunho.”

Orientação

“Quero que alguém leia o que escrevi até agora e me dê feedback, orientação e sugestões sobre o que fazer a seguir.”

cursos

“Quero fazer um curso on-line onde possa aprender no meu próprio ritmo. Preciso de um sistema passo a passo para me ajudar a escrever um livro.”

10 curiosidades sobre mim

#1 Minha primeira aventura literária aconteceu aos 8 anos, quando ganhei um concurso de redação da empresa em que minha mãe trabalhava. Naquele momento decidi que seria escritora para o resto da vida.

2# Fiz tantas besteiras em minha carreira que perdi a conta! Uma das maiores foi publicar livros com pseudônimos diferentes o que bagunçou meu currículo e até me impediu de entrar em concursos literários e projetos culturais.

3# Tomo muito café. Sim, é clichet.

4# Sou amante de empadinhas. Tenho até um ranking das melhores do Brasil em uma lista no celular.

5# A coisa que mais gosto de fazer profissionalmente, além de escrever, é dar aulas. Então… Dar aulas sobre escrita é o paraíso, para mim. Trabalhos manuais com linhas e fios vêm em terceiro lugar.

6# Resolvi completamente a questão do bloqueio do escritor… Pago as contas com meu trabalho, ou seja: não há como ficar “bloqueada”.

7# Trabalho como Ghostwriter há muitos anos. Alguns de meus originais foram parar na lista dos mais vendidos, por meses. Não recebi nenhum elogio público por isso, mas fico mais do que radiante, como se tivesse sido eu mesma a chegar no topo da lista de BestSellers.

8# “Penso” melhor escrevendo à mão, de preferência com lápis para desenho. E não, não sei desenhar, mas tenho dezenas de lápis 6B.

9# Sou absolutamente maluca por histórias de terror, mas não as escrevo.

10# Tenho muita dificuldade para digitar em celulares. Minhas respostas em WhatsApp e Chats sempre precisam ser decifradas pelos interlocutores. Penso mais rápido do que minha mão acompanha e o enter de meu aparelho tem vida própria…

FAQ

Nunca fujo dessas perguntas!

A qualquer momento! Se você está apenas começando, a mentoria pode ajudá-lo a descobrir os elementos fundamentais de sua história que o prepararão para o sucesso. Se você está preso no meio de um projeto, isso pode ajudá-lo a chegar ao “fim”. Se você tiver um rascunho finalizado, a orientação é mais recomendada, porque ela apontará o que está funcionando em sua história, o que não está funcionando e o motivo. Sério, não há  “hora errada”  para trabalhar com mentoria ou orientação. Se você não tiver certeza do tipo de ajuda que precisa, deixe um recado no meu WhatsApp para conversarmos.

Embora eu adore ajudar escritores e outros editores a refinar e aprimorar suas habilidades, atualmente não consigo responder a todos os e-mails com uma resposta cuidadosa. E NÃO, NUNCA MANDE SEU ORIGINAL CASO NÃO TENHAMOS ESTABELECIDO UM CONTRATO DE MENTORIA, OU ORIENTAÇÃO ANTES. Mas isso, nem para mim, nem para ninguém! Seu original é seu tesouro. Cuide dele.

Alexandra Lopes
Redefinir Senha
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0