Oi, eu sou Alexandra

Como escritora e mentora de escritores, ajudo os autores de ficção e não-ficção a finalizarem seus rascunhos e a escreverem histórias que funcionem. 

Como professora estou mais do que apta a auxiliar educadores e alunos com questões relacionadas à leitura, escrita, redação, concursos e habilidades linguísticas.

Publico no mercado editorial brasileiro há 30 anos.

Além disso, passei por todas as “cadeiras” da cadeia editorial, como leitora, escritora, editora, revisora, publisher, livreira e professora de escrita criativa, título este, conquistado a partir de minha formação acadêmica em Letras, mais especificamente em Língua Portuguesa e da complementação em Psicanálise, o que me fez entender muito de autores, enredos e personagens, professores e alunos…. Fora a sala de aula, a coordenação e a gestão de projetos em escolas e Universidades…

Em poucas palavras, isso significa que você pode me chamar para:

Mentoria para Autores

Como escritora experiente, conheço as técnicas para ajudar os escritores a melhorarem seu trabalho — estejam eles apenas começando ou terminando um rascunho.

Palestras para Educadores

A maior boa vontade nunca supera uma excelente técnica. Se os seus alunos precisam escrever e compreender textos de modo mais eficinete, eu posso ajudar.

Cursos para Alunos

Alunos conscientes de suas habilidades linguísticas produzem melhor em todas as matérias. É fácil, é possível e sobretudo: é mais rápido do que você imagina, em qualquer idade e nível de escolaridade.

10 curiosidades sobre mim

#1 Minha primeira aventura literária aconteceu aos 8 anos, quando ganhei um concurso de redação da empresa em que minha mãe trabalhava. Naquele momento decidi que seria escritora para o resto da vida.

2# Fiz tantas besteiras em minha carreira que perdi a conta! Uma das maiores foi publicar livros com pseudônimos diferentes o que bagunçou meu currículo e até me impediu de entrar em concursos literários e projetos culturais.

3# Tomo muito café. Sim, é clichet.

4# Sou amante de empadinhas. Tenho até um ranking das melhores do Brasil em uma lista no celular.

5# A coisa que mais gosto de fazer profissionalmente, além de escrever, é dar aulas. Então… Dar aulas sobre escrita é o paraíso, para mim. Trabalhos manuais com linhas e fios vêm em terceiro lugar.

6# Resolvi completamente a questão do bloqueio do escritor… Pago as contas com meu trabalho, ou seja: não há como ficar “bloqueada”.

7# Trabalho como Ghostwriter há muitos anos. Alguns de meus originais foram parar na lista dos mais vendidos, por meses. Não recebi nenhum elogio público por isso, mas fico mais do que radiante, como se tivesse sido eu mesma a chegar no topo da lista de BestSellers.

8# “Penso” melhor escrevendo à mão, de preferência com lápis para desenho. E não, não sei desenhar, mas tenho dezenas de lápis 6B.

9# Sou absolutamente maluca por histórias de terror, mas não as escrevo.

10# Tenho muita dificuldade para digitar em celulares. Minhas respostas em WhatsApp e Chats sempre precisam ser decifradas pelos interlocutores. Penso mais rápido do que minha mão acompanha e o enter de meu aparelho tem vida própria…

Quer falar comigo?

Alexandra Lopes
Logo
Redefinir Senha
Shopping cart